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Política de Venda de Produtos

Ao vender na Tutory, é preciso se atentar aos Termos de Uso e regras de segurança para vender seus produtos online.

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Escrito por Pedro Henrique
Atualizado há mais de 4 meses

A Tutory oferece um ambiente totalmente seguro para que Produtores de Conteúdo focados no nicho de educação possam oferecer seus produtos a alunos em um ecossistema que preza pela qualidade do ensino.

Portanto, o primeiro requisito para que você possa vender um produto na Tutory é possuir um CNPJ.

Tenha um CNPJ adequado para vender online

Ao cadastrar seus dados bancários, será preciso obrigatoriamente cadastrar um CNPJ, pois é uma medida que reforça a qualidade dos produtos na plataforma e também garante maior proteção legal na relação jurídica entre Produtores de Conteúdo e alunos, especialmente no que diz respeito à questão fiscal.

Assim, ter uma empresa regularizada é a melhor forma de vender online, pois você garante o cumprimento de obrigações fiscais (como a emissão de notas fiscais) e também evita eventual tributação como pessoa física. Contudo, para ter um CNPJ, é fundamental ter o apoio de um profissional especializado: o contador.

Afinal de contas, ao regularizar o seu negócio por meio da abertura de uma empresa, existem diferentes escolhas que devem ser feitas por um profissional capacitado, o que inclui o tipo de empresa e o regime tributário.

Todavia, um dos aspectos mais importantes é definir corretamente o Código da Atividade Econômica (CNAE) que sua empresa irá praticar, de forma que você ofereça um serviço condizente com aquilo que consta no Contrato Social e nos documentos constituintes da sua empresa. Esse código é uma informação ao fisco que diz respeito às atividades que sua empresa está autorizada a exercer. A lista completa de CNAEs pode ser consultada no site oficial do Governo Federal.

Como você deve ter imaginado, cada estabelecimento terá a sua lista de CNAEs. Dessa forma, é muito importante que o seu CNPJ tenha CNAEs apropriados para vender online, caso contrário ele será recusado por não atender as regras de marketplace da plataforma. Procure incluir CNAEs relacionados à educação ou promoção de vendas, no caso de agências de marketing, lançadores e especialistas em tráfego que atuam em coprodução.

Alguns dos CNAEs comuns incluem:

  • 8599-6/05 - Cursos preparatórios para concursos;

  • 8599-6/99 - Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente;

  • 8599-6/04 – Treinamento e desenvolvimento profissional e gerencial;

  • 8593-7/00 - Ensino de idiomas;

  • 7319-0/02 – Promoção de vendas.

Lembre-se sempre de consultar o seu contador para escolher uma lista adequada de CNAEs de acordo com o seu negócio.

A Tutory se reserva ao direito de recusar CNPJs que não possuam CNAEs adequados para vender produtos educacionais online, conforme descrito em nossos Termos de Uso. Caso você não tenha CNPJ ou não tenha CNAEs apropriados, não será possível vender com a Tutory.

Por fim, ao cadastrar seus dados, certifique-se de que seu CNPJ está ativo e regular junto à Receita Federal, pois o cadastro pode ser recusado se houver divergência nos dados preenchidos ou se o CNPJ não estiver regular.

Mantenha um bom relacionamento com seus compradores

Nós monitoramos e acompanhamos a saúde da sua conta, que é medida especialmente em relação à satisfação dos alunos. Portanto, se sua conta apresentar taxas elevadas de estorno ou chargeback, índices anormais de reclamações em nosso suporte ou em ferramentas como o Reclame Aqui ou, ainda, caso sua avaliação NPS fique abaixo de 20%, a sua conta poderá ser suspensa.

Para evitar que isso ocorra, seguem algumas dicas:

  • Sempre inclua um canal de suporte aos seus alunos, deixando os links claros e acessíveis, inclusive, na sua página de vendas;

  • Procure responder às solicitações dos seus alunos em tempo hábil, evitando insatisfação;

  • Ofereça o que foi prometido, buscando, na medida do possível, se adequar aos cronogramas que você pode ter ofertado aos alunos;

  • Certifique-se de que o seu curso cumpre o prometido em sua oferta;

  • Respeite o direito de arrependimento de 7 dias estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor para compras online.

As medidas acima são apenas ilustrativas e não esgotam um bom trabalho de atendimento, mas ajudam você a garantir um melhor índice de satisfação dos seus alunos, contribuindo para um ecossistema mais seguro e com melhor conversão, pois seus alunos confiarão em experiências positivas que tiveram em nossa plataforma.

Siga as normas de segurança para venda de produtos

Ao cadastrar sua conta bancária, você deverá informar diversos dados referentes ao CNPJ e ao quadro societário. Esses dados são validados pela nossa equipe, para se certificar que seu CNPJ está apto a vender na plataforma.

A Tutory se reserva ao direito de recusar CNPJs que considera inaptos para vender ou que possuam inconsistência cadastral nos dados informados. Além disso, podemos solicitar documentos adicionais para que sua conta bancária seja devidamente cadastrada.

Caso o seu cadastro seja concluído, solicitaremos que o sócio ou sócia que você apontou no cadastro realize a prova de vida, que é uma medida de segurança amplamente adotada, que ajuda a garantir a segurança das transações. Lembre-se que a prova de vida deve ser feita pelo sócio ou sócia que constou no cadastro feito em nossa plataforma. Além do mais, vale citar que essa pessoa precisa ser parte do quadro de sócios, ou seja, sócios-administradores que não sejam titulares de cotas da empresa serão recusados.

Por fim, vale citar que é comum utilizar MEIs de terceiros, a exemplo de um servidor público que não pode ter uma MEI, mas utiliza a de algum familiar. Nestes casos, os dados cadastrais e a prova de vida devem ser feitas pela pessoa titular da MEI.

Após a aprovação da sua conta bancária, com a prova de vida efetuada, você poderá vender online. Contudo, no início, seus carrinhos podem passar por uma análise manual, em que nosso time de risco avaliará, dentre outros:

  • Se o seu produto possui algum tipo de conteúdo, o que ajuda a manter um bom relacionamento com seus alunos (imagina só o aluno comprar um curso e não ter acesso a nenhuma informação);

  • Que o seu produto é aderente à nossa proposta educacional, evitando conteúdos abusivos, promessas irreais, práticas não comprovadas ou de natureza especulativa;

  • Que sua conta possui um índice adequado de cancelamentos e chargebacks;

  • Que seu carrinho não possui nenhum risco de fraude relacionado, o qual é avaliado pela nossa equipe de risco;

  • Que as informações constantes do produto são claras para os compradores.

Por fim, vale citar que a depender da categoria de risco da sua conta, os saques podem passar por uma análise manual, feita pela nossa equipe de suporte e de risco, de forma conjunta.

Caso identifiquemos algum comportamento suspeito em algum dos seus carrinhos, poderemos suspender a comercialização do mesmo, buscando proteger o nosso ecossistema de pagamentos e a sua conta.

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