Aqui você encontrará o passo a passo de como seu aluno fará para enviar suas redações.
Na página inicial do seu portal do aluno, será exibido um bloco com todos os conjuntos de redação que o respectivo aluno tem acesso. Eles ficam destacados em azul. Observe na imagem abaixo o ícone azulado no fim dela, em que ficam localizados os links para acessar cada conjunto de redação.
Neste espaço, são exibidos todos os conjuntos de redação que o aluno tem acesso e, ao clicar nele, o aluno é direcionado à página da redação, podendo encontrar todos os temas e realizar envios.
Caso as redações não apareçam na página inicial do seu aluno, certifique-se de que o mesmo está matriculado em algum curso e que este conjunto de redações está associado ao curso.
Quando o aluno acessa o conjunto de redação, ele visualiza uma interface que agrupa todos os temas disponíveis nas respectivas categorias de temas, conforme cadastro que você realizou. Observe que os temas são agrupados de acordo com a categoria, facilitando a vida do aluno. No caso a seguir, temos duas categorias de temas: "Fiscal" e "Tribunal".
Repare também que, no print acima, existem duas informações que podem aparecer em seu painel.
Redações "premium": são conjuntos de redação que exigem créditos para o envio, que são consumidos a cada submissão feita pelo aluno. Caso não tenha créditos, não será possível enviar novas redações.
Aguarde a correção: sempre que o conjunto de redação for configurado como "sequencial", o aluno não poderá realizar novos envios até que ele envie uma proposta e receba a correção.
Escolhendo um tema
Para escolher um tema, a primeira etapa é clicar no botão azul "ver tema". Este botão vai abrir a proposta de redação (o tema) ao lado, para que o aluno visualize o arquivo. Caso ele goste do tema, ele pode clicar em "escolher tema" e confirmar a escolha em seguida.
Ao clicar em ver tema, o aluno pode visualizar o conteúdo do PDF ao lado, para garantir a assertividade da sua escolha. Ele só poderá baixar o arquivo para realizar a redação após efetivamente ter escolhido um tema.
Ao escolher o tema, o aluno terá acesso ao download e também poderá acessar o botão de envio. O tema escolhido ficará marcado em envios pendentes, para que o aluno possa enviar. Assim, o aluno deve baixar o arquivo, imprimir, realizar a redação a mão, scannear o arquivo, salvar o PDF e enviar na plataforma para que o corretor possa seguir com a correção.
A escolha do tema é irretratável, ou seja, ao escolher o aluno precisa enviar a redação, não podendo desistir da escolha. Feito isso, basta o aluno enviar o arquivo clicando no botão com o nome do tema, neste caso chamado "Redacional" e enviar o arquivo PDF. Agora, é só aguardar a correção.
Um caso que costuma ocorrer é o aluno alegar que não consegue enviar redações pois o botão não aparece. Isso pode ter alguns motivos:
1) Certifique-se de que o aluno possui créditos para realizar redações, caso trabalhe com redações com crédito
2) Certifique-se de que o aluno não possui redações sendo corrigidas e aguardando retorno
3) Essa é a mais comum, quando o aluno escolhe um tema e não faz o envio, acaba se esquecendo. Neste caso, é preciso localizar a redação faltante e realizar o envio da mesma.
Acompanhando as correções
No menu lateral, seu aluno tem acesso ao botão "Minhas Redações", que direciona ele para um painel que lista todas as redações que ele fez, inclusive seu status e dados de correção.
Nesta página, alguns dos tópicos mais importantes são a nota e a redação que ele enviou. Caso a redação tenha sido corrigida, o botão ver correção será exibido.
Ao clicar em ver correção, a célula irá se expandir, permitindo baixar a folha de resposta, ou seja, a redação feita pelo aluno e corrigida. Além disso, se houver, serão exibidos os comentários em texto e também o áudio enviado pelo corretor.