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Como Criar Conjuntos de Redações

O conjunto de redação é um agrupamento de temas para que o aluno possa escolher

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Escrito por Pedro Henrique
Atualizado há mais de um ano

Os conjuntos de redações são agrupamentos de temas, para que o aluno possa escolher um tema para enviar. Um conjunto de redação pode ter um ou vários temas disponíveis, sendo estes temas de uma ou de várias categorias. Logo, dentro do conjunto haverão categorias e dentro das categorias haverão temas.

Para acessar o recurso de criar redações, basta usar o menu rápido, localizado na porção central inferior do seu painel e clicar no ícone "Redações" para ser direcionado à página de redações. Lembre-se de que, a depender do seu perfil, este ícone pode ou não estar ativo. Confira a localização no print abaixo:

Ao acessar a página de redações, você terá acesso às redações que já foram criadas, podendo pesquisar redações, editar redações e também criar novas redações no botão "novo +". Clique neste botão para ser direcionado à interface de criação de redações.

Cadastrando uma redação

O cadastro da redação é bem simples, sendo a primeira parte para os elementos básicos da redação, tais como o nome, a descrição e os controles de liberação por data.

Quando for escolher o nome da redação, é importante ter em mente os temas que serão inseridos nela. Em geral, os conjuntos de redação costumam envolver uma área, concurso ou pacote. Alguns exemplos de grupos de redações: "Redações ENEM 2024", "Redações concurso PCDF", "Redações Pacote Avançado", dentre outras. Por sua vez, o texto de apoio deve ser um texto breve, que aparece no topo da página esclarecendo melhor o conjunto de redações. É um excelente local para incluir instruções para o aluno.

Já os dias de liberação das redações e a data de liberação de redações são recursos muito importantes principalmente para reter alunos.

  • Data de liberação das redações: ao preencher esta data, o aluno só poderá acessar a redação caso tenha se passado. Se hoje for dia 01/07/2023 e você programar este conjunto de redações para 31/08/2023, significa que todos os alunos só poderão acessar o conteúdo após 31/08/2023. Essa data é muito útil quando você ainda não tem todos os temas criados, de forma que haja um tempo para criá-los.

  • Dias para liberar as redações: este tempo é uma carência desde o acesso do aluno. Dessa forma, este prazo é bem interessante para aumentar a retenção. Para as redações mais importantes, você pode utilizar o prazo de 7 dias, evitando que os alunos baixem todos os materiais e cancelem.

Os campos de dias de liberação e data de liberação são totalmente opcionais e devem ser usados com cautela. Se você optar por colocar todas as redações com prazo de 7 dias, isso pode ter um efeito inverso e acabar aumentando o número de cancelamentos.

Controlando o acesso às redações

A seguir, existem algumas configurações mais avançadas que vão depender do seu modelo de ensino. A seguir vamos detalhar os seguintes campos:

  • Quantas redações o aluno pode enviar? Este campo permite limitar a quantidade de temas que o aluno pode selecionar, ou seja, quantas redações ele pode fazer dentro deste conjunto. Na maioria das vezes, ele é configurado como ilimitado, ou seja, o aluno pode realizar todos os temas que estão no conjunto. Porém, a depender da sua dinâmica, você pode criar um conjunto com 10 temas, mas exigir que o aluno escolha apenas 1 deles. Neste caso, você pode limitar o envio a uma redação apenas.

  • O aluno precisa fazer as redações em sequência? Este campo é muito importante para a rotina dos corretores. O padrão dele é sempre ativo, o que significa que o aluno só poderá enviar uma nova redação após ter sua redação anterior devidamente corrigida (o que ajuda a não sobrecarregar os corretores). Caso você desative este campo, o aluno poderá enviar redações livremente.

  • O aluno precisa ter créditos de redação? Na Tutory, você também tem a possibilidade de vender "créditos" de redação, junto a um curso. Assim, se seu conjunto tiver 10 redações, mas você só vender 3 créditos, isso significa que o aluno estará limitado a 3 correções, devendo adquirir novos créditos para realizar novos envios. A escolha por usar ou não créditos depende do modelo de negócios adotado. Existem, por exemplo, produtos específicos de redações que, portanto, não possuem crédito (as redações são parte do produto) e existem cursos de redações (que podem vir a ter limite nos envios).

Associando temas a esta redação

Após definir os parâmetros essenciais, vamos associar os temas previamente cadastrados na parte inferior da página. Nesta interface, você visualiza os temas associados, pode reordená-los ou até mesmo removê-los deste conjunto de redação.

Para associar um tema, clique no botão inserir temas, de forma que você possa selecionar os temas existentes em sua conta. As categorias podem te ajudar a localizar temas, assim como a barra de pesquisa. Após selecionar os temas na interface exibida, clique em "escolher estes temas".

Controlando os cursos que acessarão estas redações

Em seguida, você vai dizer quais dos cursos que você tem que podem acessar essas redações, de forma que os alunos possam enviar arquivos para correção. Dessa maneira, apenas alunos devidamente matriculados em um dos cursos na lista podem acessar este conjunto de redação. Para remover o curso da lista de cursos permitidos, clique no botão da lixeira vermelha, de forma que os alunos deste curso não podem mais acessar estas redações.

Removendo uma redação

Caso deseje apagar uma redação, no fim da página existe um botão que permite definitivamente excluir o conjunto de redações. Na maioria das vezes, recomendamos apenas retirar os cursos associados e renomear o conjunto para deixar claro que ele não está mais ativo.

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