Quando o seu aluno envia uma redação, ele vai aguardar a correção feita por você ou por outra pessoa com acesso à sua conta. Na Tutory, possuímos um tipo de usuário específico chamado "Corretor" que serve apenas para corrigir redações. Para acompanhar as suas redações, no menu rápido inferior, localize o ícone de correções, como na imagem abaixo.
Nesta página, você encontrará 3 botões principais que permitem filtrar as redações: "Todas", "Pendentes" e "Finalizadas". Utilize-os para filtrar as redações que deseja acessar.
Abaixo, a descrição dos filtros aplicados por cada um desses botões:=
Todas: exibe todas as redações enviadas pelos seus alunos, inclusive as corrigidas.
Pendentes: exibe apenas as redações que ainda não foram corrigidas.
Finalizadas: exibe apenas as redações corrigidas.
Sempre preste bastante atenção às redações pendentes, pois são aquelas cujo aluno está aguardando pelo envio da correção. Estas redações sempre aparecerão destacadas em azul, como no exemplo abaixo, exibindo a data de envio, aluno, tema e o usuário responsável pela correção.
Visualize que, abaixo do nome do corretor, existe um botão de trocar corretor. Caso opte por isso, a redação será direcionada para que outro corretor realize a atividade de correção deste arquivo. Isso é útil no caso de mudança de pessoal ou em caso de um corretor estar sobrecarregado. Ao clicar no botão, basta selecionar outro usuário na lista e clicar no botão "Salvar".
Uma vez que um corretor tenha sido alocado para a redação de um aluno, todas as demais redações serão enviadas para este corretor. Em outras palavras, como forma de acompanhar mais de perto o aluno, a Tutory sempre irá direcionar automaticamente as redações deste aluno para a pessoa que corrigiu o último envio feito pelo aluno.
Corrigindo uma redação
Após escolher uma redação na lista e clicar no ícone "corrigir", você vai ser direcionado para a interface de correção de redação. Esta página já exibe as informações principais: nome do aluno, tema escolhido além de um link rápido para a folha do tema. É também na parte superior da página que você pode enviar a correção para o aluno. Confira o print abaixo:
Neste print, aparece um elemento importante que é a correção do aluno. A plataforma sempre vai informar se a redação foi corrigida ou não e qual é o número da redação do aluno. No caso acima, este é o primeiro envio do aluno.
O botão "baixar arquivo do tema" permite acesso ao PDF enviado junto ao tema, e não é a redação do aluno! Ele serve para auxiliar o corretor na correção, para que ele acompanhe se o aluno seguiu o tema e os parâmetros solicitados no exercício.
No fim da página, visando auxiliar a contextualização do corretor, exibimos o histórico de envio de redações corrigidas do aluno, permitindo visualizar o tema (e o conjunto de redações), a nota recebida, além de links rápido para a folha de tema e para a correção efetuada.
Processo de correção
A seguir, exibimos a interface da redação, que consiste: (1) correção do arquivo PDF, (2) nota e (3) comentários, em áudio ou em texto. Abordaremos cada um desses campos.
Correção do arquivo PDF
A primeira parte da correção consiste em acessar o arquivo que o aluno acessou e anotar o PDF com as correções. Nas correções da plataforma, editamos diretamente o PDF que o aluno enviou, por meio de anotações que podem ser de vários tipos: desenhos, textos ou anotações.
Nossa plataforma dispõe de um avançado editor online de PDF que permite todos esses recursos. Porém, caso prefira, você pode baixar a redação do aluno e realizar as anotações por conta própria enviando o arquivo novamente.
O primeiro botão "corrigir online" vai abrir o assistente de correção em uma nova guia, no qual você poderá anotar o PDF e salvar o arquivo na nuvem, sem precisar baixar nada. Já os arquivos de baixar redação e enviar arquivo de correção permitem fazer o download e enviar um novo arquivo de correção, sempre no formato PDF.
A próxima tarefa consiste em dar uma nota para o aluno após a correção feita. Aconselhamos sempre manter o mesmo padrão de notas, de forma a acompanhar melhor o desempenho do aluno. Na plataforma, trabalhamos com notas de 0 a 100 e recomendamos seguir este padrão. Caso você prefira trabalhar com notas de 0 a 10, mantenha este padrão em todas as correções.
Corrigida a redação, informada a nota para o aluno, pode ser necessário tecer comentários adicionais, análises feitas pelo corretor, feedbacks, sugestões, dentre outras. Permitimos duas formas de comentário: em texto e em áudio.
Nos comentários em texto, você pode informar um feedback para o aluno. Após preencher o campo, lembre-se de clicar no botão abaixo de salvar comentário.
Contudo, às vezes, fica mais fácil enviar um áudio. No campo abaixo, clique no ícone de microfone e grave um áudio para o aluno. Para isso, é preciso conceder acesso e ter um microfone funcionando no dispositivo. Após gravar o áudio, vale a pena escutá-lo.
Você pode optar por enviar comentários em texto, em áudio ou nos dois, um complementando o outro.
Sempre que você informa um comentário em texto e clica em salvar, sempre que você grava um áudio e sempre que você corrige a redação online e clica em salvar, o seu progresso não será perdido. Assim, você pode salvar o seu trabalho, pausar a correção e retornar depois, de onde parou.
Finalizando este processo, clique em "Enviar" no topo da página para que a correção seja liberada para o aluno e ele possa realizar novos envios.