Para que você possa oferecer redações aos seus alunos, é preciso que antes existam temas cadastrados na sua plataforma Tutory. O tema nada mais é do que o assunto sobre o qual o aluno deverá escrever. No caso do ENEM de 2023, por exemplo, o tema foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
Para acessar os temas, você pode usar o menu rápido da plataforma, que fica centralizado na parte inferior. Caso seu perfil de acesso permita, clique no ícone "Temas" para ser direcionado a parte de temas,
Na página de temas, você poderá visualizar os temas que você já cadastrou, (podendo, inclusive, editá-los) organizados de acordo com a categoria escolhida. Além disso, você também pode criar qualquer tema no botão de "novo +".
Cadastrando um tema
Ao clicar no botão "novo +" para criar um tema (ou ao editar um tema), você será direcionado para a interface de criação. O tema, basicamente, envolve o título, uma descrição e o material de apoio, conforme print abaixo:
O nome do tema deve ser bem sugestivo e claro, para que seus alunos possam escolher corretamente os temas. A descrição serve como apoio, sendo opcional.
Evite longas descrições ou inserção de códigos como HTML personalizado, pois pode poluir a interface do painel. Opte sempre por títulos claros, com poucas descrições. Os detalhes do tema devem estar no PDF enviado.
Categorizando o seu tema
A categoria do tema é um detalhe muito importante, pois ela ajuda a organizar os temas que seu aluno poderá escolher. A imagem abaixo demonstra como os temas de redação podem ser organizados de acordo com a categoria. Observe, por exemplo, que os temas "Tema 1" e "Tema 2" são organizados dentro da categoria "Categoria 1".
Para deixar um exemplo ainda mais claro, veja abaixo a categoria "Concursos Policiais" e, dentro dela, temas relacionados a Segurança Pública. Veja o exemplo abaixo:
No seu painel, para cadastrar uma categoria de tema, clique no botão azul ao lado da categoria,
Em seguida, basta preencher o nome da categoria desejada e clicar no botão azul de salvar categoria.
Lembre-se de criar categorias descritivas. Além de ajudar seus alunos, isso também vai te ajudar a organizar seus temas, para que várias redações possam utilizá-lo.
Outra estratégia muito comum é o uso de estilos de redação. Assim, você pode ter categorias "Narrativas", "Descritivas", "Expositivas", "Dissertativas", "Injuntivas" ou da forma que achar melhor.
Ao criar temas e categorias, não há certo e errado. Escolha o que fizer mais sentido e funcione para você e seus alunos. Boas categorias de tema são descritivas (para o aluno), permitem agrupar vários itens sob elas e também te ajudam a localizar temas de redação mais facilmente
Cadastrando a folha de redação
Finalmente, basta você enviar a folha de redação sobre o tema. O formato deve ser um PDF que envolve a descrição do tema, com textos de apoio e explicação da atividade. Neste mesmo PDF, é importante deixar um espaço para que o aluno possa realizar a redação e enviá-lo novamente.
Em linhas gerais, um bom anexo de tema deve envolver 3 partes:
Proposta de redação: inclua a introdução, os textos de apoio e as orientações e regras para a proposta de texto. Você pode encontrar um exemplo clicando neste link.
Espaço para a redação: uma folha pautada para que o aluno possa imprimir e escrever a redação, enviando a folha escaneada para correção. Um exemplo pode ser encontrado neste link.
Critérios de correção (opcional): pode ser relevante incluir os critérios de correção, por exemplo, o que será ou não pontuado, pontos por cada tópico abordado, dentre outros. No exemplo acima, a última página corresponde aos critérios de correção.
Todos esses elementos devem constituir o mesmo arquivo PDF. Desta forma, a primeira página costuma ser reservada à proposta, a segunda página aos critérios de correção (que também pode estar na primeira página, junto à proposta) e a última página com a folha de redação.
Após enviar o arquivo PDF, você poderá acompanhar uma prévia do tema na sua plataforma.