Algumas prefeituras podem exigir que as notas fiscais de produto ou de serviço contenham o endereço do cliente comprador. Contudo, há produtores que preferem não coletar o endereço dos clientes visando aumentar a conversão do carrinho.
Portanto, pode haver casos em que a prefeitura exige o envio do endereço do comprador ou tomador do serviço, mas o produtor não deseja incluir essa informação no checkout. Nestes casos, ele pode usar o endereço fiscal dummy e incluir o seu próprio endereço nas notas fiscais.
Como funciona o endereço dummy
Na hora de emitir uma nota fiscal, caso não tenham sido coletados os dados do endereço do comprador, a Tutory vai incluir o seu endereço dummy, caso ele tenha sido cadastrado.
Como cadastrar o endereço dummy
Para cadastrar seu próprio endereço para emissão de notas fiscais, no menu superior, clique na sua imagem de perfil ou nome e selecione a opção "Dados Fiscais". Em seguida, selecione o endereço dummy na página que carregou.
Na página de interface, basta informar o seu endereço e clicar no botão de salvar, de forma que ele será enviado nas novas notas que forem emitidas caso o endereço do seu cliente não tenha sido informado no checkout.
Qual endereço devo usar?
A maioria dos produtores utiliza o endereço da própria empresa, pois entendem que é lá onde ocorre a prestação do serviço. Não recomendamos usar o endereço pessoal, pois essa informação fica visível ao cliente que recebeu a nota fiscal.
Quando devo usar o endereço dummy?
Você só necessita cadastrar um endereço dummy se atender conjuntamente as seguintes condições: (1) sua prefeitura exige que as notas fiscais contenham o endereço do cliente e (2) você não solicita o preenchimento do endereço do cliente no checkout.
Fale com o seu contador
Sempre mantenha o diálogo com seu contador, pois ele é o profissional técnico e legalmente habilitado para te auxiliar nessas questões. Assim sendo, ele vai te orientar melhor acerca da necessidade ou não de utilizar este recurso.