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Como criar disciplina e assunto na plataforma "Tutory Mentoria" (sem usar template)

Como adicionar disciplinas e assuntos para os seus alunos

Atualizado há mais de 2 meses

Neste artigo você irá aprender a como criar disciplinas e assuntos que irão compor o plano de estudo do seu aluno (este artigo é uma solução alternativa caso você opte por não usar o template).


1 - Crie as suas disciplinas e assuntos:

Na tela inicial da "área do administrador" você deve ir no menu a seguir:
> CONTEÚDO
> GERENCIADOR DE CONTEÚDO
> CRIAR NOVA DISCIPLINA (Coloque o nome de sua preferência)

Após isso, você deverá criar os seus assuntos, então clique em "Cadastrar novo assunto", e irá abrir a janela de parâmetros deste assunto.



2 - Criando um novo assunto

1. Nome do Assunto

Informe o nome exato do assunto que será cadastrado.

Exemplo: “Escolas Criminológicas”, “Teoria da Culpabilidade”, “Crime e Pena na Escola Positiva”.

Esse nome será exibido nas metas de estudo e nos relatórios da disciplina.


2. Ordenação

Defina a ordem de prioridade do assunto dentro da disciplina.
Isso ajuda a organizar a sequência lógica dos estudos, especialmente se você estiver cadastrando vários tópicos. (ordenação 1 indica que esse será o primeiro assunto da disciplina a ser estudado pelo o seu aluno)


3. Tipo de Material

Escolha o formato principal do conteúdo:

  • PDF: quando o material é um documento de leitura;

  • Vídeo aula: quando o conteúdo for uma vídeo aula.


4. Quantidade de Páginas / Minutos de aula

Informe o total de páginas do material ou de minutos de aula
Essa informação é utilizada pelo sistema para calcular automaticamente o tempo estimado de estudo conforme o ritmo selecionado (Com calma, Normal ou Expresso).


5. Tempos por Tipo de Estudo

Defina o tempo médio que o aluno levará para concluir o assunto, de acordo com o ritmo de estudo:

  • Com calma: ritmo mais leve, ideal para leitura detalhada.

  • Normal: tempo padrão sugerido para o assunto.

  • Expresso: estudo rápido, para revisões ou retomadas.

Os valores numéricos (como 5,00 / 3,00 / 1,00) representam unidades de tempo base que serão convertidas pelo sistema. Basicamente irá multiplicar esses números com a quantidade de página / Minutos de aula.)


O sistema também exibe automaticamente o tempo convertido em horas e minutos.


6. Tempo de Resumo, Revisão e Exercícios

Esses campos definem o tempo reservado para atividades complementares:

  • Tempo de Resumo: quanto tempo o aluno deve dedicar à elaboração de resumos;

  • Tempo de Revisão: tempo ideal para revisar o conteúdo após o estudo;

  • Tempo de Exercícios: tempo estimado para resolver questões relacionadas.

OBS: Pode ser colocado tempos padronizados de 30 em 30 minutos, variando de 30 minutos à 2 horas, sendo esse o limite da plataforma.


7. Número de Questões por Bloco de 30 Minutos (Banca Tutory)

Indica quantas questões devem ser resolvidas a cada 30 minutos de prática.
Exemplo: se o campo estiver em “1”, o aluno resolverá 1 questão por bloco de meia hora.

OBS: Essa são as questões que o mentor cadastrou na plataforma, através do menu "Questões", caso não haja questões cadastradas, esse opção não surtirá efeito.


8. Tipo de Assunto

Selecione o tipo de assunto que está sendo criado.
Na maioria dos casos, a opção “Normal” deve ser mantida.
Caso selecione "Suplementar", esse assunto não terá metas de resumo, revisão e exerício.


9. Links de Acompanhamento das Metas

Esses campos permitem associar links externos ou internos às metas do aluno, para facilitar o acesso aos materiais:

Campo

Função

Link para acompanhar a meta de estudos

Abre o material principal ou vídeo da aula

Link para acompanhar a meta de resumos

Direciona para o resumo, mapa mental ou arquivo complementar

Link para acompanhar a meta de exercícios

Leva o aluno à página de questões correspondentes

Dica: use esses links para integrar o plano com plataformas externas, vídeos, PDFs ou páginas específicas de exercícios.


10. Dicas das Metas

Adicione mensagens de apoio e orientação que aparecerão junto às metas do aluno:

  • Dica para acompanhar todas as metas: mensagem geral de incentivo;

  • Dica da meta de revisão: sugestão para reforçar o aprendizado;

  • Dica da meta de questões: orientação para resolução de exercícios.

Essas dicas tornam a experiência do aluno mais personalizada e interativa.


11. Referência do Assunto

Campo opcional para registrar fontes, autores, obras ou artigos relacionados ao conteúdo.
Exemplo: “Baseado em Cezar Roberto Bitencourt – Tratado de Criminologia, Cap. 3”.


12. Associar Aulas

Permite vincular o assunto a aulas já existentes na plataforma.
Basta digitar o nome da aula no campo “Pesquisar Aula” e vinculá-la.

OBS: Só poderá vincular aulas, caso você tenha cadastrado aulas através do menu "Consultoria".


13. Vincular Questões

Utilize esta opção para associar o assunto ao banco de questões da Tutory.

Isso possibilita que o aluno acesse questões relacionadas ao tema estudado, quando vier a meta de exercício desse assunto.


OBS: Essa opção só ficará disponível se você tiver cadastrado questões na plataforma através do menu superior "Questões".


Finalizando o cadastro

Após preencher todos os campos, clique em “Salvar” ou “Cadastrar Assunto”.
O novo assunto será adicionado à disciplina, ficando disponível para uso em planos de estudo.


💡 Boas práticas

  • Utilize títulos padronizados para facilitar buscas;

  • Mantenha uma ordem lógica dos assuntos (do básico ao avançado);

  • Cadastre os tempos de forma realista, respeitando o ritmo dos alunos;

  • Vincule sempre aulas e questões para enriquecer o aprendizado.

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