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Transações com Falha

Descubra como gerenciar os pedidos com falha no cartão de crédito dos seus alunos

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Escrito por Pedro Henrique
Atualizado há mais de um mês

Quando oferecemos a forma de pagamento com cartão de crédito, inevitavelmente teremos que lidar com transações recusadas. Os motivos são os mais diversos e são causados tanto pelo comprador quanto pelo banco emissor.

Os exemplos mais comuns de falha são saldo insuficiente e recusa pelo banco emissor, que é quando o banco que emitiu o cartão não autoriza a compra por questões de segurança.

Saldo Insuficiente

Muitos compradores utilizam o cartão de crédito sem conferir a existência de limite suficiente para realizar a compra, o que ocasiona em uma recusa chamada "saldo insuficiente". Nestes casos, independentemente de quantas vezes o seu aluno tentar usar o cartão, ele não será aprovado pelo banco.

Nesses casos, é recomendado que o comprador procure aumentar o seu limite junto ao banco, utilizar outro cartão de crédito ou até mesmo antecipar a fatura para liberar saldo. Caso a compra tenha sido recusada por este motivo, essa informação será exibida em detalhes ao comprador, assim como um vídeo explicativo sobre como ele pode tentar reverter essa recusa.

Esse motivo, todavia, é reversível, o que quer dizer que, a qualquer momento, o limite do aluno pode ser reestabelecido, sendo, portanto, uma transação que você pode reprocessar no seu painel HUB.

Informações incorretas

Quando o comprador digita informações erradas, a transação será recusada pelo banco e não poderá ser reprocessada, pois essa recusa é irreversível. Ela acontece quando o aluno digita o número do cartão errado, informa um cartão desativado, excluído ou cancelado, assim como digita errado o vencimento do cartão ou o código CVV.

Diante desse tipo de recusa, o aluno deve efetuar uma nova compra digitando os dados corretamente, de forma a conseguir finalizar o seu pedido.

Recusa pelo banco

As transações recusadas pelo banco são de responsabilidade do banco emissor do cartão (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, BRB), ou seja, o próprio banco recusa a transação, em geral por questões de segurança. Afinal, os sistemas de prevenção a fraude dos bancos podem recusar transações caso entendam que elas não se encaixam no perfil de compra do titular do cartão.

A recusa pelo banco emissor é feita diretamente pelo banco, estando fora do controle da plataforma, pois foi o banco que decidiu não autorizar a compra. Essa transação só poderá ser concluída caso o usuário entre em contato com o banco para autorizar a compra, efetuando um novo pedido.

Neste caso, a recomendação é que o aluno entre em contato com o banco emissor do seu cartão para questionar a recusa e tentar efetuar uma nova compra. Alguns bancos podem facilita esse fluxo solicitando a confirmação via SMS, WhatsApp ou dentro do aplicativo, porém sempre será necessário efetuar uma nova transação. No checkout HUB, sempre que identificamos uma recusa pelo banco, exibimos um vídeo ao aluno com instruções para finalizar a compra.

Em geral, não há uma regra para recusas pelo banco, mas abaixo listamos alguns motivos principais:

  • O produto ou serviço adquirido está fora do padrão de consumo habitual do usuário;

  • O valor transacionado é incompatível com os gastos mensais do comprador;

  • O cartão estava há muito tempo sem utilização;

  • O aluno nunca comprou na loja e não possui histórico de compras semelhantes;

  • Foram informados dados divergentes, por exemplo, o cartão é da "Maria", mas seu marido "José" colocou seus próprios dados no titular, confundindo o banco;

  • Excesso de transações feitas pelo cliente no mesmo dia.

Vale reforçar que, conforme o aluno compra seus produtos, os bancos entendem que você é um produto de confiança, especialmente mantendo um índice controlado de estornos e chargebacks. Contudo, sempre que você muda de plataforma de pagamento, os bancos vão entender como sendo uma "nova loja", então é possível que o número de recusas seja um pouco mais alto até a sua base se consolidar.

Esse motivo pode ser reprocessado no seu painel, pois ele é um motivo reversível, pois o aluno pode entrar em contato com o seu banco para liberar o cartão.

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